quinta-feira, 18 de março de 2010

V I A G E M

Ganho momentos da vida
para recordar momentos
que minha infância querida
legou aos meus pensamentos.

Infância da ingenuidade,
dos planos mirabolantes
de conquistar a cidade
e mudar o que era antes.

Infância bola-de-gude
entre os dedos tão certeiros;
o êxtase da virtude
atravessando os bueiros.

O taco no pega-pega,
balança-caixão e pique,
passa-anel e cabra-cega,
estilingue e piquenique.

Matinê e amarelinha,
lobisomem e sacis,
roubar manga da vizinha,
sempre escapar por um triz.

Mocinho e vilão, ciranda,
jogar pedras no telhado,
caminhar atrás da banda,
fincar os pés no molhado.

Esconder a nota baixa,
brigar por qualquer motivo,
fazer brinquedo de caixa,
se esbaldar no morto-vivo.

Sujar a roupa sem dó,
escalar o jatobá,
encher a casa de pó,
confessar o que não há.

No carnaval bater lata,
soltar pipa no campinho.
O resmungão que maltrata;
carrapicho, prego e espinho.

Perna-de-pau no palhaço
anunciando na rua...
quem tiver nervos de aço
vai ver homem que flutua.

Nas férias, o carrossel,
e as arapucas no mato.
No natal, papai-noel;
o presente no sapato.

As trancinhas da menina,
calças curtas do menino,
olhares soltos na esquina,
o sorriso pequenino.

Ser craque de futebol,
vingar-se do grandalhão:
__conquistar lugar ao sol
e a força do medalhão.

Aquele dente-de-leite
a chuva tirou do teto,
boneca virou enfeite,
espinha no rosto é afeto.

O pensamento maduro
põe os pés no chão agora;
pela porta do futuro
linda infância foi embora.

Oh! infância viajante
onde o céu era o limite,
hoje é um mundo tão distante...
não há fase que a imite.

Oh! infância da pureza
angelical, saudosista
de sonhar sua beleza
que minha alma não desista!

Quem viveu a plena infância
sabe do que estou falando.
Lembrá-la encurta a distância
e esquece o mundo nefando!!
------------------------------------
OBS.- Da antologia "Quando vierem as rosas" 2009 UBT Seção de Bauru.
------------------------------------

5 comentários:

  1. AGORA SIM, FALOU DA INFANCIA COM PROPRIEDADE E BELEZA...COMO SEMPRE, UM MESTRE....PARABENS

    SUA AMIGA E DISCIPULA VANIA

    ResponderExcluir
  2. Dáguima Verônica de Oliveira19 de março de 2010 às 13:08

    Poeta, em cada verso eu me identifiquei
    com suas ansiedades vividas, com seus
    sonhos, suas travessuras , ilusões, emoções...
    Seu poema encarnou em mim e eu nele.
    A essa “ telepatia” eu chamo de: Um poema maravilhoso!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Imagem fiel de nossas infâncias. Captou bem. Parabéns. Adorei! Abraços do conterrâneo Paulo Celso

    ResponderExcluir
  4. De uma maneira tão bonita nos faz sentir tanta saudades
    Grande poeta.Parabens

    ResponderExcluir
  5. Amei....!!!!
    Parabens pela sensibilidade de conseguir fazer com que a gente sinta o quanto uma infancia bem vivida é importante.

    ResponderExcluir