quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TROVAS / FULGOR / REGENERAÇÃO

O caráter se desfaz,
irmão não é mais irmão
se a mentira for capaz
de confundir a razão!


A fugir da hipocrisia
na discrição eu me calo,
pois quem fala em demasia
cumprimenta até cavalo!


Se eu ficasse aquele dia
sem aceno na estação...
hoje a cena não teria
cicatriz no coração!


Ao saber do furacão
o luso apela ao socorro
escondendo no porão
seu estimado cachorro!


Quando a dor fica teimosa
e a esperança nem murmura,
o espinho a zombar da rosa
exala a sua amargura!


Os olhos são seus ouvidos;
sua voz, mãos triunfais.
seus anseios têm sentidos
na linguagem dos sinais!


Se palavras são em vão
ao amigo, no fracasso,
externo a minha emoção
no silêncio de um abraço!
==========================
FULGOR

Faço a filosofia ao bem querer
e à sensibilidade o despertar.
O coração carente a palpitar
reverencia um novo amanhecer.


As flores batem palmas no pomar;
a brisa mal consegue se conter
e aos campos apressada faz saber
que a inspiração voltou para ficar.


Os sequiosos versos rompem frestas
e às lágrimas espargem liberdades;
e aos lábios interrompem elegias.


À vida são as luzes mais modestas
luzindo singelezas das verdades
que ensinam embalar filosofias.

==============================

R E G E N E R A Ç Ã O


Quisera regressar um dia aqui
neste caminho de dicotomia
e vislumbrar um sol de novo dia
acarinhando as flores que eu não vi


nas mãos que prometiam alegria
às plebes em amargo frenesi;
sorver perfumes que jamais hauri,
a obliterar a dor da nostalgia.


Que mundo é esse que desejo tanto,
no meu presente mergulhado em pranto,
com livre-arbítrio em acessar degraus?


É um mundo cheio de promessas vivas
pelas passagens regenerativas
elidindo de vez os berços maus!

=================================

Um comentário:

  1. João, o seu site de poesias está maravilhoso. Aqui temos poemas diversos para o nosso deleite: sonetos, trovas, entre outros...Vale a pena estar aqui para apreciar os seus belos escritos. Receba o meu abraço e o meu incentivo.

    ResponderExcluir