sexta-feira, 2 de abril de 2010

TROVAS/SONETOS/POESIA

Nossas almas em pedaços
se uniram por desatinos,
pois são também de fracassos
que se lapidam destinos!


Pela cortina entreaberta
eu noto que a nostalgia
é a minha platéia certa
numa poltrona vazia...!


Onde águas passam, folhagens
agradecem verdes, belas...
E aos pintores as imagens
dão mais vida às suas telas!


Não há sorriso que emplaque
na comédia dessa vida
se na ironia da claque
qualquer verdade é escondida!


Tua mão quando desliza
no meu rosto preocupado
tem a carícia da brisa
soprando um corpo molhado!


Folhas abertas à vida...
quanto saber espalhado!
Quanta esperança perdida
contém um livro fechado!!


ÊLE que tudo conduz
na sábia e eterna medida,
à estrela do céu dá luz
e à estrela-do-mar dá vida!


Da verdade não sou dono
mas dou razão às quimeras;
toda fortuna de outono
é o fruto das primaveras!
===========================
===========================

À LÁGRIMA

Quando a esperança acorda um sonho leve
e o som da natureza se aprimora;
penumbras do passado vão embora
e o toque do relógio não se atreve...


Quando o aperto de mão à paz aflora
e a dúvida do amor torna-se breve;
o gelo da pintura vira neve
e o justo com justiça não demora...


Ressurgem as latentes pradarias;
os olhos não se enganam com a fala
e a liberdade enfim mais aparece.


Tertúlias fraternais noites e dias
lapidam o poeta que se exala
e à lágrima fervente desfalece!
==============================

MEU NOME

ÁGUA, que malgrado escolhos
flui desprendida ao mar
onde horizontes perenes
convidam a colimar;
onde a brisa é o braço amigo
que levemente a um abrigo
leva a mente a meditar.


ALMA, que não teme os ritos,
tabus, muralhas ou setas,
onde as cantigas perenes
convidam novos poetas;
onde a lágrima é sentida
lá dentro da própria vida
no fulgurar dos ascetas!


ASAS, sem peias ao norte
nos ares das sementeiras,
onde as palavras não calam
amarguras das fronteiras;
onde o sinal da pureza
restringe qualquer nobreza
das alas não verdadeiras.


Sou a porta sempre aberta
aos caminhos da verdade.
Inimiga do silêncio
a minha voz sempre invade
a convenção que reclama
maior dosagem da chama:
O meu nome é L I B E R D A D E !!

============================
============================

3 comentários:

  1. Lindo e infinito.Estou em pé te aplaudindo,meu amigo poeta.Parabéns.Um grande beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Traduzir a LIBERDADE somente com alma liberta.
    Batista meu amigo, que bom ter seus versos...

    ResponderExcluir