sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO/CREPÚSCULO/ESTADISTA

Fato que não me consola
nos atos de corrupção:
quando se fecha uma escola...
edifica-se prisão!
------------------------------
Escrever precariamente
sem ao menos escandir
é desenhar a corrente
que impede de evoluir.
------------------------------
Um povo letrado cabe
em qualquer parte do mundo.
Aquele que estuda sabe
ir mais longe e mais profundo.
-------------------------------
Nesta era de internet,
de chips e miniaturas
somente ao saber compete
vencer nas vidas futuras.
-------------------------------
Asas do conhecimento
que elevam à liberdade
é eternizar o momento
que forma a tez da verdade.
--------------------------------
Tempo, melhor professor,
que nas leis de causa e efeito
revela que o grande amor
cobre as faltas do defeito!
---------------------------------

CREPÚSCULO



À tarde bocejante no cenário
plangente o sol despede-se do dia.
Ecoa sibilante nostalgia
num canto o canto altivo do canário.


Sonora à rede em pausa de harmonia,
parece que a saudade é itinerário
levando uma cantiga em tom sumário
aos tempos juvenis que irradia.


Canário mudo agora eu sei de cor
as pautas que o passado ora solfeja
compassos em meus passos sonolentos.


É tarde e bocejante em som maior
minha alma agora canta a paz que almeja
qualquer cantante dos áureos momentos!
------------------------------------------------
O estadista age sempre com inteligência; o inteligente nem sempre como estadista.

7 comentários:

  1. O Mestre de sempre, em suas manifestações que nos encantam!
    VANIA FIGUEIREDO

    ResponderExcluir
  2. Batista, meu amigo desde infância aqui em Presidente Alves., vê lembra aquela que você fez, para a nossa Rua 7 de Setembro., vou colocar o que lembro depois você completa.

    A rua que sempre lembro
    é a 7 de Setembro, onde conheci o trabalho,
    com o Professor Arsenio, trabalhei por um biênio e dele sempre me valho.

    Começando pela esquina, tem o Posto de Gasolina.,(só lembro até aqui, e o finalzinho; que é: E não fugindo da lista, surge o famoso Batista, com seus versos a inspirar.)

    Trabalhos na Rua 7 de Setembro você com o Sr. Arnaldo Bonadio no Posto Fiscal, eu no Escritório Central, depois moramos na República de Estudantes aí em Bauru.
    Um abraço, Que Deus te abençôe, Proteja e ilumine, meu amigão: Batistinha.
    CARLOS FONSECA
    PRESIDENTE ALVES-SP.

    ResponderExcluir
  3. oi pai adorei seu texto sobre a escola!! muito bom! Parabéns!

    Beijos de sua filha Fernanda!

    ResponderExcluir
  4. João Batista, maravilhoso seu blog e seus poemas.
    Encantada, de fato. O poema EDUCAÇÃO é simplesmente fantástico! Parabéns poeta.

    ResponderExcluir
  5. Amigo....em educação/crepúsculo/estadista você conseguiu sintetizar a origem dos problemas sociais desse país.E apontou claramente os caminhos da mudança. Pena que os governantes talvez não tenham a sensibilidade e a sua perseverança.
    Abraços fraternos e eternos !

    ResponderExcluir
  6. De tudo quanto me foi insinado na escola, tive que demonstrar ter aprendido, através da "prova". Mas de tudo quanto foi dito, algo me foi dado, sem nada ser cobrado, sem necessidade de ter sido provado. Minha professora Conceição Baltz disse a mim e a meus colegas de classe, quando eu tinha 09 anos de idade: - Poderão roubar seus bens, arrancar tudo de vocês, mas jamais poderão subtrair-lhes o conhecimento adquirido". Àqueles que acompanham os meus passos e a todos os que sonham eu digo: estudem! Estudem! Estudem! Pois o estudo é o caminho mais seguro para transformar sonhos em realidade!

    ResponderExcluir
  7. "insinado" não! Desculpem. Ensinado.

    ResponderExcluir